terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Oficina: Brincando de Tabuada



Uma vilã Chamada Matemática

 Daiane Matos

Ensinar matemática de forma satisfatória, que alcance a todos, sempre foi um desafio para os professores em todas as épocas, e as operações de multiplicação e divisão apresentam um impasse para o aprendizado das crianças até os dias de hoje. 
Prova disso, é que os alunos têm resistência à popularmente chamada “Tabuada de vezes” e este fato é resquício de um ensino tradicional e arcaico da multiplicação nas escolas, onde os alunos se veem obrigados a decorar as operações e saber operacionalizá-las a qualquer custo.
            A repulsa por esta disciplina denuncia um pedido aflito, dos alunos, por aulas mais atrativas, menos carregadas de cobranças, mais divertidas, bem como suas brincadeiras e jogos de todos os dias com os amigos. Afinal, Matémática é coisa séria, mas a brincadeira também é.  
            Diante disso, percebe-se a necessidade de se trabalhar a matemática de forma lúdica, utilizando de brincadeiras e jogos para estimular a aprendizagem dos alunos. Primeiro por que é preciso desmistificar a idéia de "terror" associada à disciplina, resquício de uma educação tradicional que usa a matématica para punir e reprovar os "fracos" (os que não se desenpenham bem na disciplina), promover e recompensar os "bons" (os que têm melhor aproveitamento na disciplina). 
            Depois, por que é necessário que a criança seja o sujeito da sua própria aprendizagem, e mais, que esteja em contato com outras experiências para explorar toda a forma de conhecimento possível. O que durante anos foi impedido de as crianças fazerem nas escolas, pois o professor era o centro do processo educativo e ele transmitia os conhecimentos, cabendo ao aluno somente a repetição. Quando a criança brinca, ela cria suas próprias hipóteses, utiliza seu corpo inteiro para solucionar problemas. Sem contar que a brincadeira dá prazer e faz parte do cotidiano das crianças, instiga a tentar sempre e nunca desistir.

    
 Proposta de uma oficina

Durante as aulas da Disciplina Metodologia do Ensino de Matemática na Universidade em que sou graduanda do curso de pedagogia, discutimos muito a respeito da dificuldade  que os alunos têm em aprender matemática por conta da metodologia ainda empregada nas escolas por parte dos professores. Foi então, que o professor Marcelo nos propôs um trabalho para desenvolvermos com alunos de 3 à 9 anos, que trouxesse uma proposta lúdica de trabalhar os assuntos de matémática.


Nasce a oficina:
BRINCANDO DE TABUADA

A oficina tem por objetivo desmistificar a ideia de memorização aliada a tabuada, pretendendo demonstrar através de atividades envolventes e lúdicas que para aprender tabuada não é preciso decorar, mas aprender de forma contextualizada e divertida. Para tanto nos propomos (eu e minhas colegas de curso, Daniele Carvalho, Fabiana Patury e Elinélia Oliveira) a desenvolver para os alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental uma gincana de equipes, onde os alunos precisarão operar multiplicação juntamente com seu grupo desenvolvendo a coletividade, o raciocínio lógico e a cognição por meio do jogo. 

Série: 3º e 4º Ano 
Carga horária: 10 horas/aula ( 2 dias) 
Pré-requisito: Para realização destas atividades, os alunos deverão ter conhecimentos de:
  •  Operações de adição;
  • Noções básicas de multiplicação;
  • Raciocínio lógico-matemático.
Objetivos Específico:
  •  Estimular os alunos a usarem cálculos para solucionar problemas cotidianos.    
  • Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como o jogo de dominó, caça ao tesouro, entre outras. 
  •  Trabalhar questões do cotidiano dos alunos onde eles precisem usar a tabuada com o intuito de despertar neles a busca das respostas; 
  •   Incentivar o aluno a interpretar e resolver cálculos mentais de multiplicação.

            Metodologia
 
A oficina será realizada por meio de uma gincana matemática de grupos de 5 alunos cada.
1ª Atividade: Formação dos grupos
Dinâmica dos grupos. A professora deverá ir dando comandos de números, para que os alunos possam se agrupar em grupos conforme o numero de integrantes que a professora sugerir. Ex. "Grupos de 4", após a formação, se ficar alunos de fora vai se sentando nas cadeiras ja agrupadas anteriormente. A cada grupo formado, pelo menos 1 aluno irá ficar sozinho, dessa forma os alunos que forem sobrando vão se agrupando em grupos de 5 pessoas cada.

2ª Atividade: Jogo das argolas
Como pré-requisito para o trabalho com a multiplicação, realizaremos este jogo, cujo objetivo é identificar se os grupos estão aptos para a sequência de atividades propostas. Neste jogo, os jogadores irão treinar seus conhecimentos de adição. Para realização deste jogo, serão organizadas algumas garrafas PET com operações de adição, sem as resoluções. A dinâmica do jogo é: escolher um representante de cada grupo o qual deverá lançar a argola na garrafa e responder a operação manuseando material concreto para todos verem.

3ª Atividade: Jogo dos dados
Neste jogo, serão dispostos 2 dados gigantes, os quais serão lançados pelas orientadoras, o objetivo é que os grupos multipliquem as faces dos dados e a primeira equipe que estourar a bexiga, responderá a questão. Para este jogo, deverá ser escolhido um representante que realizará a prova.

4ª Atividade: Usando a tabuada no dia-a-dia [vale 50 pontos]
Esta prova será uma avaliação diagnostica para saber até onde os alunos tem conhecimento de multiplicação, que consiste em situações cotidianas onde os alunos precisem usar o raciocínio e a multiplicação para solucionar. A cada situação respondida corretamente, o grupo será marcado em um quadro de pontuação. (Autódromo)

5ª Atividade: Desafio legal [vale 50 pontos]
Jogo do dominó. O dominó deverá conter, ao invés de pontinhos operações que deverão ser completadas a cada peça colocada.  A equipe que finalizar o jogo de dominó com operações de multiplicação primeiro, vence a prova.

Modelo do dominó para imprimir


6ª Atividade: Tabuada é uma arte! [Vale 100 pontos]
Os alunos terão a missão de criar uma paródia e cantar juntos, em suas equipes, a musica que criaram da tabuada.

 
7ª Atividade: Caça ao tesouro [vale 100 pontos]
As pistas serão problemas matemáticos e a cada acerto encontrarão a próxima pista. No fim os alunos acharão um baú com medalhas para todos os que participaram da gincana.

11 comentários:

  1. Que proposta massa para se trabalhar a tabuada, sempre ouvimos dizer que a matematica como um todo é dificil e chata, mas a ideia do brincar proporciona a criança a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa.

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  2. Exatamente Jéssica, tentamos mostrar a partir de propostas lúdicas que é possivel aprender tabuada sem estar presa a memorização. E estas só foram algumas das propostas, é lógico que existem muitos outros jogos em que se pode trabalhar multiplicação, é só usar a criatividade! E os alunos agradecem....

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  3. Adorei as propostas lúdicas metodológicas principalmente a do Jogo do dominó, que proporcionou uma motivação em desenvolver o raciocínio lógico matemático usando a multiplicação. “Essa oficina consegui envolver a turma de Pedagogia que é composta por adulto imagine numa turma composta por crianças.” Metodologia como esta vale a pena ser trabalhada nas series inicias, no tocante das áreas da matemática que sempre foi o bicho papão dos alunos.

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  4. Que bom que você testemunhou isso Dani, a proposta é justamente esta, ensinar, mas de forma prazerosa, e desmistificar a matemática enquanto vilã dos alunos! ;)

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  5. eu nao consegui entender a atividade numero 5

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  6. Excelente. Barata e totalmente viável.

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  7. obg pelas atividades terão bom proveito

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  8. parabéns pela idéia,vou colocar em prática durante as minhas aulas.

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